vendredi 1 octobre 2010

Tempo


Recordar, do latim RE - CORDIS: Voltar a passar pelo coração.

     A cada dia que passa envelhecemos mais. A cada minuto algo já ficou para trás. Cada suspiro nos deixa mais próximos de um fim que não temos idéia de quando virá. Mas não era sobre isso que eu queria falar...
     O que realmente fere, é termos que perder de vista aquilo que somos, para perceber que devíamos ter continuado ali. É só quando o tempo há muito nos afastou de um momento que percebemos o quanto ele era especial. E é sobre isso que escrevo hoje.
     Há dez anos eu nem me passaria pela cabeça o que digo agora; daqui a outros dez, vou perceber como tudo isso é desnecessário e incompleto. Mas ainda assim o direi. Apesar de clichê, nada mais correto que aquela frase que ouvíamos dos adultos quando brigávamos com um "coleguinha" ou quando nos achávamos super-heróis por desenharmos uma casinha com montanhas ao fundo e um pôr-do-sol: Que época boa! Vocês vão sentir falta disso... E a gente sente. Mas não no sentido de querer voltar, a gente lembra, a gente pensa, e fica sonhando acordado, será que naquela época eu esperava me tornar o que sou hoje?
       Com certeza não.
      Naquela época o futuro não existia. Ia chegar quando fosse a hora dele... Na verdade, o futuro ainda não existe. E talvez fosse melhor pararmos de pensar nele, como sabiamente fazíamos há dez anos.

     Ah.. a inocência! Aquela ingenuidade era impagável! A alegria de ganhar uma boneca nova, a tristeza de perder um lápis de cor. Aquele brilho nos olhos que nos denunciava os pensamentos, por mais que fingíssemos não haver nada nos incomodando. Mas o melhor de tudo eram os laços... Na época em que nem nos importávamos com os novos modelos de celulares e nem sonhávamos com tantas redes sociais, na época em que não havia
eu te amo's em todos os lugares e em que não líamos frases bonitas... Naquela época inesquecível, as palavras eram desnecessárias; nós estávamos todos juntos e era isso o que importava. O eu te amo estava em cada gesto, em cada briga, em cada roda, em cada lágrima.
         O eu te amo não existia. E nem precisava.
         A gente sentia. E só.
      Há dez anos, a gente não pensava no fim de nada. Por que nos diziam tanto para aproveitar? Há dez anos nós éramos imortais. Eternas crianças. Não havia razão para termos medo de um dia ir embora, a gente estaria junto todos os dias, não é verdade? Não era... Mas e daí?
         Há dez anos, não existia tempo. E é por isso que era tão lindo...

......................
No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
Que o vento não conseguiu levar:
Um estribilho antigo
Um carinho no momento preciso
O folhear de um livro de poemas
O cheiro que tinha um dia o próprio vento...
Mário Quintana

Deixo aqui uma homenagem para uma pessoa mais que especial. Para essa prima-irmã de todos os dias, de todas as épocas. Para aquela que há muito me deixou uma cicatriz no rosto e que me fez chorar (e muito!). Para aquela que hoje só me faz rir, só me traz alegrias e momentos bons... E me mostra que por pior que o mundo seja, sempre haverá uma canção... tocando em algum lugar.
Para a minha prima Mariana, deixo um super Feliz Aniversário. E desejo que o tempo nunca apague a sua alegria e que não torne seu coração amargo. Desejo que o tempo não te transforme em sua essência, e que você seja sempre assim, exatamente como é!
(promete que não achou dramático? rs) Eu te amo, de verdade.

7 commentaires:

  1. liiiinda! obrigada MEEEEEESMO, mas voce escreve muito bem viu? adoro voce, eternas criancas siempre, s2

    RépondreSupprimer
  2. Incrível como você conseguiu transformar o aniversário da Mariana nesse texto foda pra caralho sobre o tempo (Seja lá oq for esse tal de tempo... rs...). Apesar de eu achar alguns trechos do texto um tanto quando desnecessários (eu sempre penso isso né?! rs...) o texto em si ficou muito bom. ^^

    Sobre a Mariana: Esse final seu ficou MUITO ORABONI pro meu gosto. Eu fui lendo e imaginando como se fosse a Mª Estela falando com a Mariana. XP

    *Acho que até o dia q vcs morrerem você vai falar dessa cicatriz né?!;
    *A Mariana faz td mundo rir, a lerdeza dela é mto engraçada;
    *Támbém queria desejar um feliz aniversário pra ela. Apesar de eu ser um primo chato pra caralho eu gosto dela ^^

    BODE

    RépondreSupprimer
  3. Bom demais o texto!

    Falar do tempo é difícil, mas você falou de um jeito muito bonito e simples, sem dificuldade nenhuma.

    "Que época boa! Vocês vão sentir falta disso... E a gente sente. Mas não no sentido de querer voltar, a gente lembra, a gente pensa, e fica sonhando acordado, será que naquela época eu esperava me tornar o que sou hoje?"

    ABSOLUTAMENTE FODA!

    E fica o parabéns pra Mariana também, razão principal do texto! :D

    RépondreSupprimer
  4. Marôô !!
    Texto muito bom prima ..
    nem sei se a Mariana merece um desses .
    brincadeira viu Mariana sua vaquinha .. xD
    Deixando ela de lado parabéns pra você Marô , ficou muito bom mesmo ..

    RépondreSupprimer
  5. olá td bem??
    encontrei seu blog por acaso... gostei dos textos postados aki... legal mesmo... e para aproveitar divulgo para vc me blog de down, se der da uma passada la... fico agradecido... http://rockdowndiscographies.blogspot.com

    RépondreSupprimer
  6. Caramba, que homenagem legal...
    Parabéns de novo pela escrita.
    E muito obrigado pelo comentário no meu blog, é legal ter alguém com coisas tão construtivas para falar das coisas que eu escrevo...

    RépondreSupprimer
  7. Sublime, tratou com objetividade, usou de exemplos simples que cabe a todos nós. Parabéns à Marianinha! rs

    RépondreSupprimer