lundi 25 octobre 2010

Criatura de Homens*


Analisando a essência humana, o ego é soberano. Pouco se comove com o mal ocorrido a outrem, ou cuja ocorrência é talvez pouco provável. A verdade é egocêntrica: cada um por si e todos por nada. A população não desenvolveu seu caráter socialmente, é o instinto que ainda vigora. Pouco interessa o ladrão, desde que o poder e a privacidade de cada um permaneçam intocados.

O homem não se trata como indivíduo pensante, ainda espera a aceitação do absurdo em suas atitudes, alegando ser esta a sua natureza. Assim, recorremos ao nosso lado animal para justificar nossas misérias. E o Governo é o retrato perfeito disso: uma instituição de homens onde se demonstra toda a falta de escrúpulos humana. Todo esse processo tem início no momento do voto. As escolhas mais importantes são feitas baseando-se em interesses e vantagens próprios e não na comunidade. Esse é o pensamento lógico e instintivo, mas se torna cruel pelo conhecimento de que sua escolha resultará em prejuízo para os outros. Dessa forma, a base política da sociedade rui.
Ao desmoronar do prédio todo, dedos são apontados em todas as direções, mesmo que, intimamente, saiba-se que apontam para um espelho. Mas as criações são reflexos de seus criadores, e o povo se nega a enxergar essa verdade. Julgam-se inocentes e fazem-se de ingênuos, recusando-se a agir ou a tomar decisões. Decidem que a culpa é de todos, e logo não devem colaborar. Cruzam os braços e esperam.
Dessa forma, a solução do problemna não é enjaular os culpados, pois culpados são todos. Se as criações são reflexos de seus criadores, cabe à nós preparar melhor esses criadores, e não caluniar as criações, que são apenas o que foram criadas para ser.

*(Renomeado. Antes: FRANKENSTEIN)

2 commentaires:

  1. "The problem was you had to keep choosing between one evil or another, and no matter what you chose, they sliced a little more off you, until there was nothing left. At the age of 25 most people were finished. A whole goddamned nation of assholes driving automobiles, eating, having babies, doing everything in the worst way possible, like voting for the presidential candidate who reminded them most of themselves." Charles Bukowski...

    Já deve ter visto no meu blog, mas se encaixa perfeitamente no seu texto. Fantástico aliás, como de costume.

    RépondreSupprimer
  2. Muito bom o texto...
    Só tome cuidado com "O homem não se trata como indivíduo pensante, ainda espera a aceitação do --absurdo em suas atitudes--, alegando ser esta a sua natureza. Assim, recorremos ao nosso lado animal para justificar nossas misérias". Isso pode ser verdade apenas em alguns casos. Se você procurar alguma coisa de comportamento humano, tanto do lado biológico e psicológico vai ver que muita coisa é da natureza subconsciente humana, ou simplesmente uma estratégia biológica (muitas coisas comprovadas com a presença de algumas hipóteses aceitas no meio científico) ou alguma influencia que o levará a um sentimento oceânico que o faça se manter nessa sociedade repleta de problemas, mas que mesmo assim ele procura criar mais problema, se envolver nos ja existentes, criar conflitos e fazer tudo isso que hoje colocamos como errado ou atitudes absurdas. Lembre-se da fábula do porco espinho onde há dois da mesma espécie passando um frio terrivel que os levaria a morte. Se eles se juntassem machucariam um ao outro, mas se não morreriam. Eles então resolveram se abraçar. Essa é a nossa sociedade repleta de dor, das misérias alheias mas que fazem parte de nós mesmos.
    Temos influencias biológicas, psicológicas e ambientais na formação de nossa personalidade, e todos esses fatores serão reflexo de tudo aquilo que seremos. Juntando tudo isso, teremos a formação dessa sociedade, que nada mais é do que algo extremamente necessário ao homem (e criado por ele mesmo), por mais repugnante que seja.

    RépondreSupprimer