vendredi 24 décembre 2010

Palavras


"Achava que o essencial era perder o medo de vocábulos e frases que eram como façanhudos cães de guarda dos fatos, das coisas e das idéias. (...) Porque o que importava era quebrar o encanto das palavras, enfrentas esses monstros de nossa própria invenção, tratar de debilitá-los, tornando-os inofensivos. Uma vez que transposto o muro que a linguagem ergue entre nós e as coisas que representam, podemos abraçar, aceitar a vida, sem temor nem repugnância."
Dr. Carbone - pág 136 - O Arquipélago - O TEMPO E O VENTO - Érico Veríssimo

      Por vezes é possível perceber que algumas coisas parecem perder o sentido se colocadas em palavras - se ditas nua e cruamente. As coisas belas perdem a magia, pois as palavras limitam tudo o que elas podem significar, toda a sua grandeza. E as coisas ruins... Bem, ficam sem importância. Os maiores medos, se ditos em voz alta, são tornados insensatos e ilógicos.
           Mas as pessoas têm medo das palavras.
         A verdade, a verdade pura, pode muitas vezes soar grosseira e machucar. E então todas as pessoas passam a ter medo de se revelar, de se abrir, porque mesmo aquilo que elas sempre souberam pode parecer cruel e feri-las se ousarem dizê-lo. Por isso simplesmente ignoram, por isso precisam sempre de alguém para lhes estapear e gritar a elas o que precisam admitir.
        O ser humano é covarde. Não com os outros: consigo mesmo. O ser humano tem receio de mostrar para si mesmo o que é.
   .Quando não se define seu sonho, não é preciso correr atrás.
   .Quando não se define o desafio, não é preciso arriscar.
   .Quando não se define a vontade, não é preciso tentar.
   .Quando não se define o medo, não é preciso enfrentá-lo.

         Mas existem as palavras, para nos tirarem do escuro e nos levarem a um rumo certo. Para nos mostrarem o que deve ser feito. Para excluir toda essa paixão que colocamos nas coisas, e nos deixar enfrentá-las sem exageros, pelo que elas realmente são.

;
(Falei besteira... mas é isso mesmo... Deixemos para lá esse temor das palavras. Deixemos para lá esse temor da verdade.)

2 commentaires:

  1. Pra variar gostei do texto, Marô! :D

    Acho bem interessante esse tema, as palavras são um objeto fortíssimo e que naturalmente podem causar medo, a perda desse medo nos leva além, nos coloca em outro campo e é somente nesse campo que dá pra ser ser humano de uma maneira melhor e mais intensa.

    Obs.: Em tempo, curti a citação d'O Tempo e o Vento.

    RépondreSupprimer
  2. Nossa...O.o
    Posso colocar no meu perfil?

    RépondreSupprimer