mardi 1 juin 2010

Um Discurso Qualquer


Abaixo postei o discurso que escrevi para minha formatura do E.F. Apesar de não ter agradado a alguns, os estudantes a quem me dirigia aprovaram, e também muitos dos pais presentes. Analisando agora, realmente acho que não foi tão adequado para uma formatura, mas também cheguei a conclusão de que não adiantaria, eu jamais diria a frente de várias pessoas algo que eu não aceite em meus pensamentos, algo que não soe como meu.

....................................................
(Novembro/2009)

"Nós alunos aqui estamos para concluir mais uma etapa, mais uma fase de nossa vida e de nossa formação. O que diremos... ou melhor, o que ouviremos em um momento como esse? Os eternos exemplos de auto-confianca, perseverança, honestidade e amor? Talvez... Mas acho que já somos um pouco maduros, já ouvimos dessas coisas muitas vezes. E ainda ouviremos. As pessoas tentam nos falar de um mundo lá fora, da tal vida que vamos enfrentar, mas ela parece nunca chegar.
O que busco, hoje, é abrir novos horizontes, porque a vida... a vida não é amanhã ou daqui a um mês. Ela é o agora, é o hoje; e nós aprendemos a lidar com ela a cada momento, a cada novo desafio. Como agora, seja a escolha da faculdade; ou de onde faremos nosso Ensino Médio. Devemos procurar novas oportunidades e deixarmos para trás tantos amigos? Os amigos que sempre estiveram conosco, vão se afastar agora? São muitas os pensamentos que nos vêm à cabeça neste fim de etapa, mesmo que muitos não as compreendam ou julguem sem importância.
No entanto, entre tantas escolhas, o nosso mal é continuar baseando nossa vida em poesias e frases bonitas. Em velhas histórias com moral. O nosso mal é continuarmos a ouvir de nossos pais ou professores histórias que só têm beleza em sua voz, mas que nunca trazemos para a NOSSA realidade.
Continuamos a encarar a vida como aquele 'palco', sem dar-nos conta de que mesmo os protagonistas só estão ali para cumprir o roteiro de terceiros, e para agradar uma platéia. Nas nossas próximas escolhas, cumpramos o NOSSO roteiro. Esqueçamos a coisa da 'estrada da vida'. Não.. nós não estamos seguindo por uma estrada, pois que não há caminhos certos ou placas, não há indicações, tampouco mapas! Devemos nos preparar para seguirmos por lugares desconhecidos, jamais explorados; para criarmos nosso próprio caminho. E não esperemos que cuidem de nós como das flores, às quais tanto somos comparados, às quais tanto NOS comparamos. Pois elas necessitam de cuidados especiais, nós não. Nós buscamos independência. Tanto como estudantes quanto como profissionais, devemos estar preparados para florescer em todo lugar, para ousar e criar novas opções quando as já dadas não agradarem.
E 'ousar' inclui encarar a vida, encarar cada momento, como uma nova aventura. Sem a mania de compararmos tudo. A vida não se iguala a palcos, estradas, flores, livros, jogos... enfim! Cada vida é única. Cada escolha é uma só, e pode mudar tudo, mesmo que não percebamos no início.
Aprendam, leiam, cantem, falem, riam, chorem... Mas de cada ação, aprendam alguma coisa, seja para fazer, ou para NÃO fazer. Mas aprendam!
O que espero para cada um dos formandos é que vivam para realizar sonhos, para buscar algo, alcançar metas. Nunca desistam dos sonhos. Vibrem com cada conquista, e jamais a encarem como a última. Dêem um próprio significado para a vida de vocês, não importa que ele esteja em alguém, em algum lugar ou em alguma profissão. Só não vivam por nada.
Saiam daqui, hoje, com a consciência de que a chave de tudo é a dedicação. Independente do que estejam fazendo, façam com vontade, com afinco. Desejem aquilo que fazem. Para os que vão para a faculdade agora, vale lembrar de que a profissão, por melhor que seja, é um meio, nunca um fim. O trabalho não deve servir para trazer mais trabalho, mas para trazer realizações.
Pensem no mundo que cada um de vocês tem em mãos, e cuidem bem dele."

1 commentaire:

  1. Genial.
    Quem dera o discurso que fizeram na minha formatura fosse assim.
    Nada inadequado, só não contém mentiras e ilusões, apenas verdades.

    RépondreSupprimer