samedi 26 mars 2011

Human Dogs, after all...


"-É o preço do progresso!"
Quanta hipocrisia, quanta mediocridade, quanta estupidez e mesquinhez contidas em tão poucas palavras.
         Ao mesmo tempo, quanta verdade.
A vida em nosso insignificante planeta se esgota cada vez mais depressa. As ameaças à nossa sobrevivência crescem, progredindo geometricamente. O pior é que todo esse caos não gira ameaça apenas a nossa sobrevivência - antes fosse assim -, mas criaturas verdadeiramente inocentes dão suas vidas em nome do bem estar humano, em nome de nossas necessidades inventadas, em nome de um conforto egoísta e um progresso covarde. E chamam a isso EVOLUÇÃO!
Deparamo-nos com esse tipo de justificativa a todo momento, muitas vezes maquiada de boas intenções; assim vamos aprendendo a ignorar, a aceitar e, mais tarde, a usar dessas palavras nós mesmos. Então, você aprende que não pode fugir disso, que não adianta gritar e bater a porta ao passar. Mas, revoltar-se nunca vai ser tão simples como desligar a tevê ou fechar bruscamente um livro se acontece algo que te assusta ou surpreende. Os discursos nunca vão resistir o suficiente, e desmoronarão assim que for possível agir - porque no fundo, não estamos prontos pra assumir toda a responsabilidade, para agir na hora certa, para realmente nadar contra a correnteza quando as comportas são abertas.
Forte demais pra nós? Não. Mas fere o orgulho terminar o percurso com arranhões, é mais seguro ir contra sua própria consciência sendo empurrado por multidões do que obedecê-la sozinho. Por que, no fim das contas, conseguiram nos convencer de que não há nada que possamos fazer. De que "há coisas que nunca vão mudar".
Todo esse descaso com o planeta causa uma espécie de repúgnância e incredulidade, e nós nos perguntamos o que leva às pessoas a dizerem e fazerem certas coisas.
Realmente, mesmo as revoltas ambientalistas tem um fundo egoísta, pois buscam evitar que catástrofes piores destruam o planeta e nos prejudiquem. Mas então volto a dizer que, se fôssemos os únicos prejudicados, então que o planeta se explodisse! No entanto, como espécie, o ser humano é errado em todos os sentidos. Não aceita ocupar seu lugar na natureza, e se vê no direito de mudar outras criaturas de lugar e obrigá-las a "funcionar" de acordo com seus próprios interesses. E, bem, acabamos como seres desumanos. Se não temos um pingo de amor próprio, que ao menos respeitemos o direito do resto do mundo de existir.
No fim das contas, o ser humano é o mau do universo. A humanidade é completamente desnecessária. Aos poucos, cavamos nossa própria sepultura. E a fim de que? De progredir? Sinto muito, mas cadáveres não precisam de máquinas.

"We are the cause of the world that goes wrong.
Nature will survive us, human dogs after all...
(...)
Wouldn't it be great to heal the world with only a song?"
(Créditos, Serj Tankian. Disse tudo.)