vendredi 18 juin 2010

Breaking Chains


Apesar de não ter sido a intenção inicial, posto esse texto em homenagem a um amigo. A alguem que me mostrou o valor de uma verdadeira amizade, ao meu único companheiro nesse mundo de fantasmas e medos.

...................................................................
- Hoje voltei da escola um tanto preocupada. Dormi às portas daquele mundo surreal. Genial, sem dúvida, mas paranóico, com certeza. Por que me preocupo tanto com o tempo? Sei que é relativo - tudo o é -, mas há algo mais. Algo que me atormenta. Já não falo disso com ninguém de medo do que vão pensar. Será que estou enlouquecendo? É verdade que às vezes penso se isso é mesmo real, se não sou só uma imagem que existiu há muito tempo na cabeça de alguém. Fico pensando se me transformei num livro... Terei sido mundialmente famosa como a Branca de Neve ou a Rapunzel? Ou será que não me deram muita atenção? Terá o autor me abandonado por vergonha e decepção?
- Quando paro para observar, reparo que os bons momentos passam velozes, e logo se tornam nada mais que imagens distantes, sonhos dos quais já acordei. Terei eu sido um diário onde só eram depositadas mágoas? Possivelmente, pois as minhas permanecem eternamente vívidas, como se tivessem acabado de acontecer. É óbvio.. ninguém escreveria alegrias! Estas se cantam, bradam e proclamam aos ventos! huh.. É... quem sabe eu fui a tristeza de alguém; deixaram-me à soleira da porta, a observar os sorrisos passando e levando o tempo com eles. Nesse interim, perdi meu caminho, e me estacionei no tempo, em alguma dimensão estranha.
- Ouvi, entre tantas outras loucuras dos adultos, que talvez esse universo enorme não passe de uma fração de um universo maior ainda. Será possível? Tenho tanto medo do que está por vir... Às vezes quero que tudo se exploda e voe pelos ares, e assim acabe logo com essa angústia, antes que algo pior nos aconteça. Mas no minuto seguinte quero que tudo dure um pouco mais, a fim de ver o que ainda virá. Para saber o que nos tornaremos.
- De qualquer forma, amiguinha, quando cheguei pensei que já fosse tarde demais, e chorei. Mas já me explicaram que não é por muito tempo, e que logo você se libertará desse casulo e voltará para mim. Talvez deva sempre ser assim, a gente abre mão de algo para ganhar outro. Mas é triste quando algo bom passa a ser lembrança, não acha? Será que me lembrarei de você para sempre, ou você se tornará outra memória distante? Quando você voltar, eu... eu prometo que te deixarei partir. Não sei quanto tempo terá para ver tudo de belo que ainda existe, mas não se aborreça com os terrores que encontrará, lembre-se de que nem todo livro tem um final feliz. Nem todas são belas e perfeitas como você.
- Talvez o livro acabe antes que você acorde, espero que não. Dizem que sou um tanto boba, mas você me compreende, não? Apenas me faça um favor: mostre-se a mim antes de partir, quero ver a cor de suas asas. Não me dê atenção se eu chorar, quem sabe esse não seja o final do livro? Um final feliz, talvez:

"E a menina viu da janela o brilho distante de suas asas, e a observou subir até o último reflexo de sol fazer brilhas as cores mais belas que já vira... FIM!"

- Bem, prometo segurar a capa para que o mundo não acabe antes disso. Mesmo que minhas mãos se quebrem, a história não pode acabar sem que eu te veja mais uma vez... Antes do nosso adeus, minha fiel companheira...

mardi 1 juin 2010

Um Discurso Qualquer


Abaixo postei o discurso que escrevi para minha formatura do E.F. Apesar de não ter agradado a alguns, os estudantes a quem me dirigia aprovaram, e também muitos dos pais presentes. Analisando agora, realmente acho que não foi tão adequado para uma formatura, mas também cheguei a conclusão de que não adiantaria, eu jamais diria a frente de várias pessoas algo que eu não aceite em meus pensamentos, algo que não soe como meu.

....................................................
(Novembro/2009)

"Nós alunos aqui estamos para concluir mais uma etapa, mais uma fase de nossa vida e de nossa formação. O que diremos... ou melhor, o que ouviremos em um momento como esse? Os eternos exemplos de auto-confianca, perseverança, honestidade e amor? Talvez... Mas acho que já somos um pouco maduros, já ouvimos dessas coisas muitas vezes. E ainda ouviremos. As pessoas tentam nos falar de um mundo lá fora, da tal vida que vamos enfrentar, mas ela parece nunca chegar.
O que busco, hoje, é abrir novos horizontes, porque a vida... a vida não é amanhã ou daqui a um mês. Ela é o agora, é o hoje; e nós aprendemos a lidar com ela a cada momento, a cada novo desafio. Como agora, seja a escolha da faculdade; ou de onde faremos nosso Ensino Médio. Devemos procurar novas oportunidades e deixarmos para trás tantos amigos? Os amigos que sempre estiveram conosco, vão se afastar agora? São muitas os pensamentos que nos vêm à cabeça neste fim de etapa, mesmo que muitos não as compreendam ou julguem sem importância.
No entanto, entre tantas escolhas, o nosso mal é continuar baseando nossa vida em poesias e frases bonitas. Em velhas histórias com moral. O nosso mal é continuarmos a ouvir de nossos pais ou professores histórias que só têm beleza em sua voz, mas que nunca trazemos para a NOSSA realidade.
Continuamos a encarar a vida como aquele 'palco', sem dar-nos conta de que mesmo os protagonistas só estão ali para cumprir o roteiro de terceiros, e para agradar uma platéia. Nas nossas próximas escolhas, cumpramos o NOSSO roteiro. Esqueçamos a coisa da 'estrada da vida'. Não.. nós não estamos seguindo por uma estrada, pois que não há caminhos certos ou placas, não há indicações, tampouco mapas! Devemos nos preparar para seguirmos por lugares desconhecidos, jamais explorados; para criarmos nosso próprio caminho. E não esperemos que cuidem de nós como das flores, às quais tanto somos comparados, às quais tanto NOS comparamos. Pois elas necessitam de cuidados especiais, nós não. Nós buscamos independência. Tanto como estudantes quanto como profissionais, devemos estar preparados para florescer em todo lugar, para ousar e criar novas opções quando as já dadas não agradarem.
E 'ousar' inclui encarar a vida, encarar cada momento, como uma nova aventura. Sem a mania de compararmos tudo. A vida não se iguala a palcos, estradas, flores, livros, jogos... enfim! Cada vida é única. Cada escolha é uma só, e pode mudar tudo, mesmo que não percebamos no início.
Aprendam, leiam, cantem, falem, riam, chorem... Mas de cada ação, aprendam alguma coisa, seja para fazer, ou para NÃO fazer. Mas aprendam!
O que espero para cada um dos formandos é que vivam para realizar sonhos, para buscar algo, alcançar metas. Nunca desistam dos sonhos. Vibrem com cada conquista, e jamais a encarem como a última. Dêem um próprio significado para a vida de vocês, não importa que ele esteja em alguém, em algum lugar ou em alguma profissão. Só não vivam por nada.
Saiam daqui, hoje, com a consciência de que a chave de tudo é a dedicação. Independente do que estejam fazendo, façam com vontade, com afinco. Desejem aquilo que fazem. Para os que vão para a faculdade agora, vale lembrar de que a profissão, por melhor que seja, é um meio, nunca um fim. O trabalho não deve servir para trazer mais trabalho, mas para trazer realizações.
Pensem no mundo que cada um de vocês tem em mãos, e cuidem bem dele."